5 dicas para um Natal sobre rodas

O Natal é uma das alturas do ano em que mais pessoas utilizam os automóveis, seja para visitar a família, para ir de férias ou até para ir ao "shopping" compras as prendas. Como tal, é uma das épocas do ano em que é mais provável ter um acidente, pelo que é obrigatório tomar medidas para reduzir este risco.

E Javier Delgado, engenheiro do departamento de segurança passiva da Seat, mostra-nos cinco coisas que devemos ter em conta durante esta "janela" festiva, ainda que também possam ser aplicados a outras alturas do ano. O modelo usado para as explicações foi o "pequeno" SUV Arona.

Raspar o gelo dos vidros

Com as baixas temperaturas que se registam nesta altura do ano é mais do que natural que o seu carro fique coberto por uma camada de gelo durante a noite. Como tal, e para que isso não atrapalhe a sua condução, tem de raspar o gelo de todos os vidros antes de arrancar.

Há espátulas especiais para o efeito, assim como líquidos que ajudam a derreter o gelo. É claro que se o seu automóvel tiver um pára-brisas aquecido terá uma tarefa bem mais facilitada.

Retirar casacos e luvas para conduzir

É certo que nesta altura se fazem sentir temperaturas bastante baixas e que obrigam ao uso de enormes casacos e de luvas. Mas dentro do carro deve evitar estar com eles vestidos, pois "dificultam a liberdade de movimento e podem comprometer a sua segurança".

Segundo a Seat, é preferível deixar estas peças de roupa na bagageira e regular a temperatura do habitáculo para uma temperatura de 22 graus.

Saiba como acomodar os presentes na bagageira

Se é uma espécie de pai Natal e gosta de oferecer um presente a toda a gente da sua família, então esta dica é fundamental para si, já que saber arrumar os presentes na mala do carro é muito importante no que à segurança diz respeito.

Importa esclarecer que todas as prendas devem ir na bagageira e não nos bancos de trás do automóvel. Segundo a Seat, uma prenda que fosse no banco de trás e que pesasse 30 kg, transformar-se-ia num volume de 750 kg se travasse de forma brusca enquanto circulava a 50 km/h.

No que toca a acomodar os presentes na mala, deve sempre colocar os mais pesados primeiro e no fundo da bagageira (quanto mais atrás melhor) e só depois os mais pequenos e mais leves.

Como transportar a árvore de Natal

A tradição dos pinheiros de Natal naturais não é tão comum em Portugal como em outros países do Mundo, mas ainda assim há quem prefira um pinheiro "verdadeiro" a uma réplica de plástico.

Se for o seu caso, saiba que antes de o comprar é fundamental estar consciente da sua medida e do tamanho do seu automóvel. A visibilidade nunca pode ser colocada em causa.

"No caso de ser volumoso, transportamo-lo no tejadilho e nunca nos assentos traseiros. É aconselhável situar o tronco na frente e, por norma, a carga não poderá sair (em comprimento) do automóvel mais de 15 por cento".

Para não danificar a cor da carroçaria, deve transportar o pinheiro de Natal nas barras de tejadilho e sempre preso com uma cinta de segurança. Javier Delgado aconselha ainda a conduzir devagar e a evitar auto-estradas.

Use os sistemas de auxílio à condução do seu automóvel

O engenheiro Javier Delgado lembrou ainda a importância que representam os sistemas de auxílio à condução na hora de reduzir o risco de acidente.

"Assistentes como o ‘Front Assist’ podem detectar outros veículos e peões e tornam-se em nossos aliados atrás do volante porque nos permitem evitar uma possível colisão", explicou o engenheiro da Seat.

Desta forma, e ainda que ao condutor seja exigido que conduza com o máximo de atenção e de forma defensiva – deixe uma boa distância de segurança para o automóvel da frente, use e aproveite os sistemas de auxílio à condução do seu automóvel.

Em destaque